Fatos Gerais

Conhecimento Filosófico

A filosofia é uma área do conhecimento que utiliza um sistema lógico para entender os conceitos e explicar como eles são aplicados na vida dos seres humanos. De acordo com cada problema, um conhecimento filosófico é apresentado com a finalidade de elucidar a dúvida e de demonstrar como o saber está sendo aplicado.

Em outras palavras, o conhecimento filosófico se encarrega de apresentar respostas mais assertivas, explicativas e fundamentadas para todas as questões que se encarregam da vida e das suas implicações.

Para isso acontecer, o conhecimento filosófico precisa ser construído através da realidade, que deve ser interpretada da forma mais fina possível. Sendo assim, por causa de sua essência, o conhecimento filosófico é muito distinto de outras formas de conhecimento, como no caso do senso comum, por exemplo, onde o conhecimento é passado entre as gerações sem o menor questionamento, quando um sujeito faz ou acredita em algo apenas por que outra pessoa o ensinou assim.

Qual a relação da mitologia com o conhecimento filosófico?

O conhecimento filosófico surgiu, justamente, para negar os mitos e explicar com fundamentos e observação a realidade. Os pensamentos utilizam a lógica, necessária para apresentar de forma factível e satisfatória um determinado saber.

Enquanto a mitologia se embasava em crenças, a filosofia tentou encontrar a verdade por trás das histórias, para explicar com argumentos plausíveis os efeitos, crenças, definições, comportamentos, atitudes e maneiras de viver.

A racionalidade, o argumento lógico e o repertório do conhecimento filosófico apareceram com o “logos”, definição da razão, sem a qual a filosofia não poderia jamais existir.

Enquanto o senso comum era transmitido através dos tempos, de geração em geração, a filosofia olhava por todas as formas, meios e maneiras para buscar compreensões mais profundas, desde questões muito delicadas e obscuras sobre Deus, amor e o tempo – até elementos mais cotidianos, como o casamento e o trabalho.

O conhecimento filosófico também questiona os hábitos e costumes. As perguntas são essenciais para a filosofia existir.

  • Por que agimos de determinada maneira no trabalho?
  • Por que os casamentos parecem sempre iguais?
  • Por que o dinheiro organiza a nossa vida e rege nossa sociedade?

Veja que os porquês estão diretamente ligados à própria existência do conhecimento filosófico. Sem eles, as dúvidas, os questionamentos e a vontade de saber mais, de formas diferentes, seriam difíceis de responder ou enxergar além do simples, do vulgar e do superficial.

Questionar é possuir um conhecimento filosófico?

O conhecimento filosófico nasce com as perguntas, mas só é construído com as respostas, que vão além do simples “achar”, “acreditar” ou “dar sua opinião”. Espera-se que o filósofo seja capaz de elaborar o conhecimento filosófico porque ele possui um repertório razoável, uma quantidade de informações organizadas por outros filósofos e pensadores, através dos centenários de conhecimentos filosóficos, suficiente para demonstrar um ponto de vista que está além do nosso alcance.

Enfim, espera-se que o filósofo surpreenda, pois ele tem capacidade e inteligência para trabalhar com mais sabedoria as questões humanas.

A atitude filosófica existe através da dúvida frequente, que busca a satisfação com a resposta completa, como se a descoberta não tivesse fim e o conhecimento filosófico precisasse ser sempre aprimorado.